quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Qual o papel do profissional da informação e documentação?

De acordo com a BAD o profissional da informação e documentação compreende bibliotecários, documentalistas e arquivistas. É aquele que planeia, implementa e gere redes de sistemas de informação além de gerir recursos de informação preservar toda a documentação nos vários suportes para que resistam ao tempo e ao uso e trabalham com tecnologia de ponta.
Após tantos anos a guardar papel e com o surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, coube ao bibliotecário-documentalista-arquivista a tarefa, por vezes difícil, de fazer o tratamento adequado dessa informação e de se debruçar sobre esta nova via da informação. Eis senão quando surge uma nova forma de guarda, preservação e disponibilização que veio revolucionar o mundo das bibliotecas e centros de documentação e informação, a Gestão Documental.
Assim, pode-se depreender que um bibliotecário-documentalista-arquivista é um profissional que tem uma grande capacidade de adaptação às novidades, espírito curioso, prazer pela pesquisa e pelo estudo. Também tem que ser um bom Relações Públicas, para poder interagir com vários intervenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário